segunda-feira, 20 de junho de 2011

Globo realiza mudanças no departamento de jornalismo

A Rede Globo continua realizando alguns remanejamentos em seu departamento jornalístico. Após 15 anos, Renato Machado irá deixar de ser âncora do “Bom Dia Brasil” para virar correspondente em Londres.
Chico Pinheiro, atualmente apresentado o "SP TV 1ª Edição", é quem assume a bancada. Quem também deixa o telejornal local é Mariana Godoy assumindo o "Jornal das Dez", da Globo News. Apenas César Tralli vai ficar no comando do "SP TV 1ª Edição", substituindo Mariana e Chico.
Todas estas mudanças foram anunciadas de forma oficial pelo jornalismo Carlos Henrique Schroder  nesta segunda-feira, 20 de junho, com previsão de execução para setembro.
Leia na íntegra o comunicado:
"Há um mês, fui procurado por Renato Machado, que, depois de 15 anos à frente do Bom Dia Brasil, queria discutir o futuro. Renato sugeriu-me que era tempo de assumir outras missões. Diante do enorme êxito dele no Bom Dia, seja como editor-chefe, seja como apresentador, Ali e eu nos reunimos e chegamos à conclusão de que era importante usar a experiência dele no exterior, onde já esteve. Assim, a partir do fim de setembro, Renato começará a se preparar para assumir o posto de correspondente sênior em Londres. Lá, comentará ao vivo o noticiário internacional para o próprio Bom Dia, produzirá uma coluna semanal para o Jornal da Globo em que dará destaque aos assuntos que dominaram a semana na Europa e fará reportagens especiais para os telejornais da casa.

Ao procurar um substituto à altura de Renato, imediatamente pensamos no Chico Pinheiro. Jornalista brilhante,  Chico tem a habilidade de apresentar e analisar a notícia de modo a torná-la acessível a todos, sempre num tom muito próximo ao telespectador. Ao convidá-lo, Chico aceitou a missão com grande entusiasmo. À frente do SPTV, primeira edição, sempre com enorme sucesso, Chico deixou ali a sua marca: bom jornalismo, ligação com a comunidade, agilidade nos comentários e análises bem feitas sobre os problemas da cidade e do Estado. Certamente, levará essas características ao Bom Dia, dessa vez em rede nacional.  

Companheira de bancada do Chico no SPTV, Mariana Godoy também vai nos ajudar em um novo desafio. A ligação de Mariana com São Paulo é uma história de um longo sucesso: apresentadora do Bom Dia São Paulo por muitos anos, âncora do Bom Dia Brasil no Estado, também por muitos anos, e mais recentemente à frente, junto com Chico Pinheiro, do SPTV, primeira edição. Em todos esses postos, mostrou suas melhores qualidades: uma repórter incansável, entrevistadora de mão cheia, profundo conhecimento dos assuntos de que trata, comentando-os de forma inteligente, contundente quando necessário, mas sem nunca ultrapassar os limites da serenidade. Por todas essas qualidades, era chegada a hora de vê-la novamente num telejornal de rede nacional e, por isso, ela passa a ancorar em São Paulo o Jornal das Dez, da Globo News, função que estava a cargo, interinamente, do repórter Ricardo Lessa, desde que Carlos Alberto Sardenberg precisou se afastar. Ricardo voltará à reportagem, como era desejo dele, e, certamente, continuará a demonstrar aquilo que sempre o caracterizou: o gosto pelo furo, pela reportagem em tempo real.  

Para o lugar de Chico e Mariana, o SPTV passará a ser comandado pelo repórter Cesar Tralli. Com 18 anos de TV Globo, Tralli foi correspondente em Londres por mais de cinco anos, quando participou de coberturas históricas, como a guerra no Líbano, o assassinato de Itsak Rabin, primeiro-ministro de Israel, o acidente nuclear de Chernobyl e a morte da princesa Diana. De volta ao Brasil, após cobrir eventos em mais de 40 países, Tralli esteve sempre em São Paulo, onde se consolidou como um dos mais importantes e bem informados repórteres investigativos do país. O público acostumou-se a vê-lo dando furos, chegando à notícia antes dos demais, informando com correção, sobriedade e profundidade.  Tralli aceitou a missão com grande animação. Certamente levará para o SPTV as mesmas qualidades que marcaram, até aqui, a sua trajetória profissional.
Essas mudanças são a melhor prova da vitalidade da equipe de jornalistas da TV Globo. Renato, Chico, Mariana, Ricardo e Tralli são parte de um time bem maior, com profissionais igualmente talentosos, com quem a TV Globo sabe que pode contar nos desafios de hoje e do futuro. Esse, com certeza, é um trunfo só nosso, que muito nos alegra.
Como disse no início, essas mudanças só acontecerão no fim de setembro e são anunciadas agora porque gostamos de trabalhar com transparência. Ao Renato, Chico, Mariana, Ricardo e Tralli, obrigado, felicidades e boa sorte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário