sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto no Japão provoca tsunami e deixa mais de 300 mortos, diz polícia

O terremoto mais forte da história do Japão deixou pelo menos 337 mortos e 531 desaparecidos, segundo um novo balanço da polícia. Já a agência de notícias local Kyodo afirma que mais de mil pessoas morreram. O país asiático foi atingido nesta sexta-feira (11) por um tremor de 8,9 graus na escala Richter, com profundidade de 25 km, próximo à sua costa nordeste. Há centenas de feridos.mapa terremoto japao atualizada (Foto: Arte G1)

O tremor provocou um tsunami, com ondas de mais de dez metros que varreram áreas residenciais e fazendas, levando consigo centenas de pessoas, carros, barcos e casas.
A polícia disse ainda ter encontrado entre 200 e 300 corpos boiando na cidade de Sendai. Autoridades afirmam que todos os 1.200 moradores da região de Wakabayashi, em Sendai, foram atingidos pelas ondas gigantes, segundo o site do jornal Japan Times.
O Japan Times e agências de notícias também informam que as autoridades deram por desaparecido um trem de passageiros no nordeste do país. Uma embarcação com cerca de cem pessoas a bordo foi arrastada pelas ondas gigantes de um tsunami na região da cidade de Miyagi, nordeste do Japão, indicaram os meios de comunicação.
Há relatos de incêndios em Kensenuma, na região de Miyagi. Houve mortes registradas em Iwate, Fukushima, Miyagi, Tokyo, Ibaraki, Chiba, Kanagawa e Tochigi.
O abalo afetou ao menos uma usina nuclear, mas até o momento não foram registrados vazamentos radioativos, de acordo com a agência de notícias France Presse. A agência de Reuters informou que a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que os EUA enviaram com urgência seladores para as instalações nucleares do país. Ao menos 11 usinas foram esvaziadas e cerca de 7.000 pessoas tiveram de ser retiradas dos arredores da central que fica na região de Fukushima.
Há relatos de que um trem e um navio de passageiros desapareceram após a passagem do tsunami. O número de mortos varia, mas agências internacionais citam de 200 a 300 corpos encontrados na costa de uma das cidades atingidas, Sendai.
Imagem 
divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de 
como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). O
 tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília deste sexta-feira 
(11).  (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)
.Carros
 em estrada danificada pelo tremor na cidade de Yabuki nesta sexta-feira
 (11) (Foto: AFP)

Chile
Em 27 de fevereiro do ano passado, um tremor de magnitude 8,8 atingiu o Chile e deixou mais de 800 mortos. O terremoto no Chile, considerado então o quinto maior da história, ocorreu durante a madrugada e também causou tsunamis. O epicentro foi a 35 km de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário