sábado, 12 de março de 2011

Entenda os riscos da contaminação nuclear

Relatos de vazamentos nas centrais nucleares de Fukushima, no Japão, elevaram os temores de que um acidente atômico possa atingir o país, já severamente afetado pelo terremoto de 8,9 graus na escala Richter e pelos tsunamis desta sexta-feira (11).
A radiação em altas doses tem efeitos graves sobre o corpo humano, tanto no curto quanto no médio prazo. A contaminação causada por uma bomba atômica, por exemplo, pode levar à destruição total das células e, consequentemente, à morte rápida.
A exposição a elevados níveis de radiação também pode levar ao impedimento da divisão celular, a danos permanentes às células e a modificações na estrutura genética das células reprodutoras (espermatozoides e óvulos).
Na prática, isso significa que pessoas expostas à radiação podem desenvolver diversos tipos de câncer, como a leucemia - caracterizada pela reprodução descontrolada dos glóbulos brancos no sangue.
Vítimas da radiação também podem ter filhos com sérios problemas congênitos. Ausência ou deformação de membros e retardamento mental estão entre os mais comuns.
Chernobyl sofreu explosão

Um dos acidentes nucleares mais notórios da história aconteceu na usina de Chernobyl, na Ucrânia em 1986.

A explosão do reator atômico liberou uma imensa nuvem radioativa que contaminou pessoas, animais e o meio ambiente em uma área de milhares de quilômetros quadrados.

Os mortos por contato direto com a radiação - primordialmente trabalhadores da usina - chegaram a 28. No entanto, estudos internacionais apontam que até 60 mil pessoas morreram ou ainda vão morrer em virtude de doenças causadas pela contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário